4. Segurança e saúde no trabalho em saúde e enfermagem

Objetivo: Desenvolver o conhecimento relacionado as doenças, acidentes, segurança e saúde no trabalho dos profissionais de saúde e dos pacientes/familiares expostos ao ambiente e das relações interpessoais nos diversos contextos dos serviços de saúde, na perspectiva de estruturar, propor, colaborar, aplicar, validar, implementar e avaliar as situações de risco, estratégias e novas práticas de cuidado e gestão, com ênfase na promoção, prevenção e reabilitação de agravos relacionados ao trabalho em saúde e enfermagem.

Eixo: Doenças relacionadas ao trabalho; Acidentes de trabalho; Saúde do Trabalhador; Segurança no trabalho; Segurança do paciente; Relações interpessoais; Situações de risco; Prevenção de agravos; Reabilitação laboral; Enfermagem do Trabalho; Vigilância em Saúde Pública; Serviços de Saúde do Trabalhador.

Pesquisadores: Adriana Aparecida Paz, Luccas Melo de Souza.

DISPOSITIVOS EDUCATIVOS PARA A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE (2017)

Objetivo: Elaborar dispositivos educativos (DP-EDs) para a saúde e segurança no trabalho dos profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS).

Fomento: PROBIC/FAPERGS

 

VIGILÂNCIA DA SAÚDE DO TRABALHADOR: fatores associados ao trabalho de servidores na saúde (2017)

Objetivo: Avaliar o impacto de fatores associados ao trabalho na saúde de servidores estaduais da saúde no Rio Grande do Sul.

Fomento: PIBIC-CNPq e PIC/UFCSPA