TeGEST

Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Gestão Educação e Segurança do Trabalho

   A criação do TeGEST, em janeiro de 2019,  mostrou-se relevante pela importância do envolvimento dos membros, sendo este almejado e estimulado pela CAPES, CNPq e INEP nos diferentes níveis de formação acadêmica na pesquisa, programas de iniciação científica, iniciação tecnológica e inovação, extensão e iniciação à docência. Ainda, estabelece a parceria pela rede de pesquisadores intra e interinstitucional, para a aplicabilidade das evidências desenvolvidas nas pesquisas que oportunizam a melhoria das práticas de saúde nos serviços de saúde e enfermagem.

   As metas do grupo TeGEST contemplam a construção de conhecimento na área da saúde e enfermagem associada à inovação tecnológica com ênfase nas tecnologias, gestão, educação e segurança no trabalho. O objeto de estudo centra-se gestão em saúde e enfermagem voltado para desenvolvimento tecnológico, inovador e metodológico na assistência e na educação em enfermagem, articulando a pesquisa em todas as etapas do ciclo vital e do trabalho em equipe, na perspectiva de contemplar ações gerenciais e estratégicas para promoção da saúde e da prevenção de agravos.

   Os estudos do grupo subsidiam as discussões sobre os temas importantes na área da saúde, do cuidado em enfermagem e da inovação, de forma colaborativa com serviços de saúde e educação públicos e privados. O grupo realiza eventos científicos e extensão destinados ao intercâmbio e difusão do conhecimento na perspectiva da integração ensino-serviço e da interprofissionalidade em pesquisa. Reforça a relevância da integração das atividades de ensino, extensão, pesquisa e inovação tecnológica, que potencializam a produção do conhecimento e de produtos para a sociedade.